13 CONCUT intensifica os debates, define estratégias e elabora um plano de lutas

De 7 a 10 de outubro de 2019 está ocorrendo o 13° ConCUT – Congresso Nacional da CUT, na Praia Grande/SP, mesma cidade onde há 38 anos, milhares de pessoas se reuniram na 1ª Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (CONCLAT) para discutir a fundação de uma Central Única dos Trabalhadores, e assim surgiu a CUT, 2 anos depois.

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) é uma organização sindical brasileira de massas, em nível máximo, de caráter classista, autônomo e democrático, cujo compromisso é a defesa dos interesses imediatos e históricos da classe trabalhadora.Baseada em princípios de igualdade e solidariedade, seus objetivos são organizar, representar sindicalmente e dirigir a luta dos trabalhadores e trabalhadoras da cidade e do campo, do setor público e privado, ativos e inativos, por melhores condições de vida e de trabalho e por uma sociedade justa e democrática.Presente em todos os ramos de atividade econômica do país, a CUT se consolida como a maior central sindical do Brasil, da América Latina e a 5ª maior do mundo, com 3. 806 entidades filiadas, 7.847.077 trabalhadoras e trabalhadores associados e 23.981.044 trabalhadoras e trabalhadores na base.

O fortalecimento da democracia, o desenvolvimento com distribuição de renda e valorização do trabalho são marcos estratégicos da CUT.

“Participar do 13° Congresso Nacional da CUT , na qualidade de delegado do Ramo dos Servidores Públicos Estaduais e na condição de Presidente do SINDSERPE e da FENASEPE, é muito enriquecedor. Debater e aprovar o Plano de luta da classe trabalhadora através da CUT é gratificante, ” declara Renilson Oliveira.
“Além disso, ter a presença da Ex Presidenta Dilma, da Presidenta do PT Nacional Gleise Hoffman e do nosso candidato a Presidente nas eleições 2018 Fernando Hadad, como palestrantes, renova a nossa energia, para lutar mais ainda por LULA LIVRE!”, completa o presidente do SINDSERPE.

Os diretores do SINDSERPE Marta Souto, Severino Pontes, Silvia Roberta, Rafaela Theodósio e o Vice-Presidente Edson Pontes também estão marcando presença nesse evento histórico.