Elas por Elas: PT vai lançar candidatas a prefeita em 26 estados De Norte a Sul do país, partido amplia e reforça seu compromisso com o aumento da participação de mulheres na política

Com mais de 170 pré-candidatas a prefeita e mais de 5 mil a vereadora em todo país, o projeto Elas Por Elas consolida a importância da organização das mulheres no Partido dos Trabalhadores. A iniciativa encabeçada pela Secretaria Nacional de Mulheres do PT visa fortalecer e ampliar a participação femininas em cargos públicos, na trincheira pela igualdade de gênero e justiça social.

Na disputa pelas prefeituras, pré-candidatas de 26 estados em todas as regiões do país vão concorrer às eleições deste ano.

“Buscamos incentivar mulheres de diversas realidades para disputar os cargos públicos; queremos mais participação feminina na política com diversidade e interseccionalidade, ou seja, com mulheres jovens, negras, indígenas, das águas, do campo, da floresta, de todas as orientações sexuais”, explica Anne Moura, secretária nacional de mulheres do PT.

A região Nordeste lidera o ranking de quantidade de pré-candidatas a prefeita, vereadora e vice-prefeita, seguida pelas regiões sudeste, sul, norte e centro-oeste. Das mais de 5500 pré-candidatas que vão disputar as eleições 2020, as mulheres negras se concentram nos estados de São PauloRio de JaneiroMinas GeraisBahia, Paraíba, Pernambuco, Ceará, Maranhão e norte do Pará.

Dentre as pré-candidatas a prefeita, seis mulheres vão disputar em capitais brasileiras encarando um enorme desafio nessa conjuntura — sendo metade na região nordeste. Nessa linha de frente, estão Luizianne Lins, em Fortaleza-CE; Marília Arraes, em Recife-PE; Denice Santiago, em Salvador-BA; Benedita da Silva, no Rio de Janeiro-RJ; Adriana Accorsi, Goiânia-GO; e Jackeline Oliveira Rocha, em Vitória-ES.

Além das capitais, outras cidades que são pólos regionais também irão contar com candidaturas feministas, petistas e de luta na disputa pelas prefeituras — como é caso das pré-candidatas Isolda Dantas, em Mossoró-RN; Margarida Salomão, em Juiz de Fora-MG; Maria do Carmo, em Santarém-PA; Ana Paula de Souza, em Blumenau-SC; Vitória Elfrida Antunes, em Ponta Porã-MS; dentre outras.

Confira abaixo algumas das pré-candidaturas femininas do PT à prefeitura, nas capitais e pólos regionais:

Nordeste 

CE

Fortaleza – Luizianne Lins

Potengi – Alizandra Gomes/Reeleição

Iguatu – Mirian Sobreira

Limoeiro do Norte – Rita Peixoto

PE 

Recife – Marília Arraes

BA

Salvador – Denice Santiago

RN

Mossoró – Isolda Dantas

PB

Queimadas – Terezinha Dantas


Sudeste

RJ

Rio De Janeiro –  Benedita da Silva

ES

Vitória – Jackeline Oliveira Rocha

Vila Velha – Ana Maria Camara

MG

Uberaba – Patricia Carla

Patos de Minas – Aguida Helena

Montes Claros – Marilene Alves

Leopoldina – Cláudia Conte

Montes Claros – Leninha

Betim – Maria do Carmo

Uberaba – Patricia Melo

Contagem – Marília Campos

Ribeirão das Neves – Rosângela

Sabará – Terezinha

Juiz de Fora – Margarida Salomão

SP

São José do Rio Preto – Celi Regina da Cruz


Sul 

SC

Blumenau – Ana Paula de Souza

RS

Rio Grande – Darlene Torrada Pereira

Passo Fundo – Valquiria Bispo


Centro Oeste

GO

Goiânia – Adriana Accorsi

MS

Bodoquena – Edir Mendes Flores

Ladário – Raquel Guimarães do Prado

Ponta Porã – Vitoria Elfrida Antunes

Porto Murtinho – Ana Paula Cardoso


Norte

AC

Brasiléia – Fernanda Hassem/Reeleição

Epitaciolândia – Neide Lopes

Jordão – Nagela Figueiredo

Plácido de Castro – Regiane Ribeiro

PA 

Santarém – Maria do Carmo

RO

Ji-Paraná – Claudia de Jesus

Guajará- Mirim – Professora Lilian

Da Redação, Agência Todas

Fonte: pt.org.br